fbpx

A ortodontia é a área da Medicina Dentária que trata os problemas relacionados com o alinhamento dos dentes. Normalmente, recorre-se aos aparelhos dentários para corrigir problemas de má oclusão, como apinhamento, diastema, mordida aberta ou cruzada.

A má oclusão está na origem de algumas consequências negativas para a saúde, como a disfunção temporomandibular, desgaste dos dentes e dores de cabeça.

Hoje, a ortodontia é uma área onde se verificam grandes inovações nas técnicas para correção do alinhamento dos dentes. O desenvolvimento de aparelhos dentários é um desses avanços, existindo atualmente diferentes opções para os pacientes. Destacam-se os aparelhos tradicionais fixos e os invisíveis, que são removíveis.

Neste artigo, conheça as especificidades de cada tipo de aparelho dentário, bem como as suas principais vantagens e desvantagens.


Conheça melhor o aparelho dentário tradicional

O aparelho dentário tradicional corrige os problemas de oclusão recorrendo a bráquetes, que são colados aos dentes e ligados entre si por fios metálicos e/ou elásticos. A duração do tratamento é variável, sendo ajustada conforme o plano terapêutico.

O uso deste tipo de aparelho dentário é uma opção economicamente mais vantajosa. O tratamento começa com uma avaliação inicial, que inclui a observação dos dentes, exames radiológicos, fotografias e obtenção de moldes da estrutura dentária.

Depois, é elaborado um plano onde se define a duração do tratamento e o movimento desejado dos dentes. Finalmente, é colocado o aparelho dentário.

 

3 Vantagens e desvantagens do aparelho dentário tradicional

✓ Eficácia: Apresenta resultados bastante eficazes pois, sendo fixo, não depende tanto da responsabilidade do paciente;

✓ Preço: É atualmente uma das opções mais económicas no mercado dos aparelhos dentários;

✓ Controlo: O ortodontista tem maior controlo ao longo do tratamento, uma vez que este tipo de aparelho dentário é ajustável.

 

✘ Estética: Esteticamente, estes aparelhos são mais visíveis, o que pode causar algum constrangimento aos pacientes. No entanto, existem opções em cerâmica, menos notórias; 

✘ Higiene: A higienização dos dentes requer mais cuidados, para evitar a acumulação da placa bacteriana e a formação de tártaro;

✘ Desconforto: Principalmente nos primeiros tempos de utilização, estes aparelhos dentários causam algum desconforto e irritação na boca, principalmente nos lábios e gengivas.

 

Conheça melhor o aparelho dentário invisível

O aparelho dentário invisível é uma solução inovadora para o alinhamento dos dentes. Este método consiste na aplicação de diferentes goteiras ao longo do tratamento, até se obter o resultado pretendido.

É uma opção mais discreta, pois os alinhadores são fabricados num material transparente, sendo esteticamente mais apreciados pelos pacientes.

O procedimento inicia-se com uma avaliação oral, através de exames radiológicos e fotografias, tal como nos aparelhos dentários tradicionais. No entanto, em vez de moldes, são utilizados equipamentos digitais 3D que fazem o retrato das arcadas dentárias.

Em seguida, é realizado um planeamento digital 3D, através de softwares específicos. Estes programas permitem ao ortodontista planear o tratamento e, por meio desta simulação, produzir os alinhadores, adaptados a cada caso e a cada fase.

Ao longo do tempo, cabe ao paciente ir trocando os alinhadores, conforme o plano traçado com o ortodontista. Recomenda-se usar os alinhadores entre 22 e 23 horas por dia, retirando-os apenas para as refeições e para a higienização da boca e do aparelho dentário.

 

3 Vantagens e desvantagens do aparelho dentário invisível

✓ Estética: Comparativamente ao aparelho dentário tradicional, o invisível é esteticamente melhor, pois é quase impercetível;

✓ Conforto: Tirando o desconforto natural do movimento dos dentes, o uso dos alinhadores não causa nenhum tipo de irritação ou incómodo nas gengivas;

✓ Higiene: Com este tipo de aparelho dentário, é possível fazer uma melhor higiene oral, evitando problemas relacionados com a placa bacteriana e o tártaro.

 

✘ Preço: A opção de aparelhos dentários invisíveis é mais dispendiosa comparativamente aos tradicionais;

✘ Maior responsabilidade: O paciente tem mais responsabilidades neste tratamento. A perda dos alinhadores ou erros na sua substituição ao longo do tempo pode perturbar o plano e atrasar os resultados;

✘ Menos abrangente: O aparelho dentário invisível não é recomendado para todas as situações de má oclusão, sobretudo, em casos mais complexos.

 

Se está descontente com o seu sorriso devido a dentes desalinhados, fale com o seu dentista para descobrir a solução mais adequada para si. Corrigir os problemas de oclusão, além de trazer vantagens estéticas significativas, previne também outros problemas orais.

Se a saúde oral é um tema que lhe desperta interesse, explore o nosso blog e aceda a vários artigos sobre Medicina Dentária.

 

VISITAR O BLOG

Partilhe: