Ter uma dor de dentes é, provavelmente, uma das piores sensações que qualquer pessoa pode experimentar. Muitas vezes, estas dores surgem sem aviso prévio e intensificam-se rapidamente, deixando os pacientes sem saber o que tomar, ou o que fazer, para conseguir algum alívio.
Porque surgem as dores de dentes?
Na origem de uma dor de dentes podem estar diferentes causas. Habitualmente, estas situações são provocadas por:
- Cáries – Uma das origens mais comuns para a dor de dentes são as cáries, surgindo por um desgaste do esmalte, causado por bactérias.
- Dentes do siso – A erupção dos dentes do siso pode também causar dores. Por vezes, devido à falta de espaço, os terceiros molares podem pressionar os dentes adjacentes.
- Infeções – Normalmente, uma infeção em torno da raiz do dente origina abcessos, que, por sua vez, causam dores muito fortes e repentinas. Nestes casos, torna-se difícil para o paciente encontrar o que tomar para aliviar a dor de dentes.
- Fraturas nos dentes – Certos hábitos, como trincar objetos ou alimentos duros, ou o bruxismo, podem provocar fraturas que, ao expor a polpa dentária, originam dores de dentes.
- Problemas gengivais – A retração gengival ou inflamações nestes tecidos, como a periodontite ou a gengivite, são muitas vezes causadoras de dor de dentes.
- Problemas de mordida – A má oclusão é outro fator que gera dor na mandíbula e na zona da articulação. Sem um correto diagnóstico, pode ser difícil para o paciente saber o que tomar.
- Sinusite – Apesar de ser uma doença das vias aéreas superiores, esta inflamação, dada a proximidade com as raízes dentárias, pode dar origem a dor de dentes.
O que tomar em caso de dor de dentes?
Sempre que tiver uma dor de dentes e não souber o que tomar, o ideal é procurar um Médico Dentista. Quanto mais rápida for esta intervenção, menos sofre e vai diminuir as probabilidades de agravar ainda mais o problema.
Contudo, nem sempre é possível recorrer a um dentista de imediato, pois, muitas vezes, a dor de dentes surge durante a noite. Nestas situações, há coisas que pode fazer para minimizar a dor.
Importa sublinhar que estes procedimentos servem apenas para proporcionar algum alívio até ter assistência pelo seu dentista.
- Eleve a cabeça, adicionando uma almofada extra. Quando estamos deitados, numa posição 100% horizontal, é natural que o fluxo sanguíneo seja maior na cabeça, aumentando a dor.
- Saber o que tomar para a dor de dentes é algo que só deve fazer com indicação médica. Para aliviar a dor, um adulto pode tomar Ibuprofeno (de 400 mg ou 600 mg) ou Paracetamol (de 1 g). Opte por apenas um destes medicamentos e cumpra as doses recomendadas.
- Faça bochechos alternados, com água fria e morna, pois isso ajudará a reduzir a inflamação e a dor.
Mesmo que a dor de dentes diminua e pense que já sabe o que tomar, não deixe de procurar um dentista. Se o problema surgiu, tem uma causa que deve ser resolvida. Não adie uma consulta para tratar a situação na origem.
Os perigos da automedicação na dor de dentes
Uma boa parte dos pacientes não sabe o que fazer quando sente uma dor de dentes repentina. Muitas vezes, são cometidos alguns erros, ou por não saberem o que tomar para a dor de dentes, ou por usarem remédios caseiros que podem agravar o problema.
Tão importantte como saber o que tomar para a dor de dentes, é conhecer alguns dos riscos da automedicação:
- Toma de doses inadequadas de medicamentos, em intervalos de tempo errados;
- Risco de interferências com outra medicação que toma habitualmente;
- Desenvolver resistência a antibióticos e/ou analgésicos;
- Duplicação terapêutica, ou seja, tomar medicamentos com nomes diferentes, mas com as mesmas substâncias ativas;
- A toma de certos medicamentos para a dor de dentes, pode mascarar sintomas e adiar uma ida ao dentista, agravando assim o problema.
Não espere pela dor de dentes para ir ao dentista
Para evitar dores de dentes, o ideal é manter consultas regulares. Em caso de dor, e para salvaguardar a sua saúde dentária, deve procurar imediatamente o seu Médico Dentista.
Após uma avaliação, ele irá identificar as causas e proceder aos tratamentos necessários, fornecendo-lhe todas as orientações sobre o que tomar.
Sabia que nas Clínicas Dentárias Dentya é possível fazer a sua marcação online? Em caso de urgência, pode contactar-nos telefonicamente para marcar uma consulta.