Instintivamente, a expressão “enxerto ósseo” remete-nos para uma intervenção complexa. Embora se trate de um ato cirúrgico que, naturalmente, deve ser realizado por profissionais habilitados, este procedimento de odontologia é algo cada vez mais comum.
Mas, em que consiste exatamente a aplicação de um enxerto ósseo? É o que iremos explorar neste artigo.
O que é e como é feito um enxerto ósseo?
Em Medicina Dentária, um enxerto ósseo consiste em retirar uma pequena porção de osso, geralmente da mandíbula, para ser depois colocado noutra zona dos maxilares. O seu objetivo é colmatar a ausência ou insuficiência óssea. O procedimento é feito por etapas:
- Avaliação da estrutura óssea pelo dentista, com o suporte de exames, como radiografias ou tomografias;
- Anestesia local;
- Recolha de uma porção de osso na zona doadora;
- Fixação do enxerto ósseo na área que tinha baixa densidade óssea, para que, ao longo do tempo, esta estrutura possa regenerar;
- Cobertura do enxerto ósseo com membranas ou suturas, de forma a garantir uma boa cicatrização e a correta integração do osso no local.
Em alguns casos, para este fim, em vez de osso do próprio paciente, pode ser usado material sintético ou de origem animal.
O que motiva este procedimento?
A perda de dentes é a causa principal, mas as doenças periodontais, extrações antigas, traumas ou casos de osteoporose, podem também determinar a necessidade de aplicar um enxerto ósseo.
Se os dentes em falta não forem substituídos com brevidade, ocorre um enfraquecimento e desaparecimento gradual de osso, por ausência de estímulo. Realizar um enxerto ósseo minimiza as consequências estéticas e pode permitir avançar para a colocação de implantes dentários.
Nas Clínicas Dentya, reconhecemos a importância de realizar este tratamento com brevidade, mas sabemos que pode não ser fácil assumir, de uma só vez, esse investimento. Por isso, damos aos nossos clientes a possibilidade de fasear o pagamento dos implantes em prestações fixas, sem juros.
Enxerto ósseo para colocação de implantes dentários
Como referimos, quando se pretende colocar um implante dentário, mas a perda óssea é significativa, é necessário restaurar a densidade e o volume nessa zona, através de um enxerto ósseo.
Esta intervenção vai conferir firmeza à estrutura óssea para garantir a estabilidade do implante a longo prazo. Mesmo que não faça a colocação do implante de imediato, muitos especialistas aconselham a fazer o enxerto ósseo, de modo a diminuir o risco de complicações orais no futuro.
Cuidados após a colocação de um enxerto ósseo
Além de manter uma boa rotina de higiene oral, há aspetos fundamentais para garantir a melhor recuperação depois de realizar um enxerto ósseo:
- Nos primeiros dias, evitemalimentos duros e quentes, para não interferir com a cicatrização;
- Higienize a área afetada com cuidado, seguindo as recomendações do seu dentista;
- Evite praticar atividades físicas intensas que elevem o risco de hemorragia;
- Cumpra com rigor a toma de medicação prescrita pelo dentista;
- Não fume, uma vez que pode comprometer a cicatrização, reduzir a circulação sanguínea na área intervencionada e aumentar o risco de infeção.
Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento significativo do número de enxertos ósseos realizados em clínicas médico-dentárias. Isto deve-se aos enormes avanços observados na área da implantologia. Na Dentya, somos especializados nestes procedimentos. Conte com a nossa experiência para voltar a sorrir com toda a confiança e agende agora a sua consulta!