fbpx

Fazer uma boa higiene oral todos os dias é fundamental para manter a saúde dos seus dentes e gengivas. Implementar certos hábitos pode ajudar a otimizar a higiene da sua boca. Esta simples rotina, quando feita da forma correta, ajuda a prevenir problemas como cáries, gengivite e mau hálito. Além disso, contribui para manter os dentes saudáveis e preservar um sorriso bonito ao longo de toda a vida. Neste artigo, listamos 7 dicas e recomendações para que possa melhorar a sua higiene oral e alcançar um nível de limpeza superior, em cada dia.

7 Dicas para otimizar a sua higiene oral diária

 

1. Escolha a escova de dentes certa

Escolher a melhor escova de dentes é o primeiro passo para otimizar a sua higiene oral, devendo optar por uma escova com cerdas macias ou médias. Pode optar entre uma escova manual ou uma escova de dentes elétrica, mas ambas devem ser trocadas quando apresentem sinais de deformação nas cerdas. Uma escova desgastada é menos eficaz na remoção da placa bacteriana e pode mesmo ferir as gengivas.

2. Escove os dentes corretamente

A escovagem dos dentes é a base fundamental de uma boa rotina de higiene oral. No entanto, nem sempre esta etapa é feita de modo correto. Deve dedicar cerca de dois minutos a escovar os dentes. Faça movimentos suaves e circulares para evitar danos ao esmalte e às gengivas. Evite aplicar muita pressão na escovagem e lave os dentes pelo menos duas vezes por dia, após as refeições e antes de dormir.

3. Use sempre fio dentário

Para completar a sua higiene oral deve usar o fio dentário diariamente. Este passo é fundamental para limpar as linhas das gengivas e remover os restos de comida que se possam ter acumulado entre os dentes. O fio dentário vai permitir limpar áreas interdentais que a escova de dentes não consegue alcançar.

4. Não se esqueça de limpar a língua

Sabia que a limpeza da língua é muito importante para uma higiene oral completa? A língua acumula bactérias, restos de alimentos e células mortas. Tudo isto pode contribuir para o mau hálito e outros problemas de saúde oral. Algumas escovas de dentes possuem uma superfície rugosa para limpar a língua. Em alternativa, pode usar um raspador próprio para a língua ou escovar a sua superfície com a escova, mas com suavidade.

5. Não enxague após a escovagem

Pode parecer estranho, mas não deve enxaguar a boca com água na fase final da escovagem. Alguns estudos indicam que a ação da espuma da pasta dos dentes pode ser bastante benéfica. A sua permanência na boca ajuda a prolongar a ação do flúor, prevenindo cáries e ajudando a remineralizar o esmalte. Assim, elimine o excesso de espuma, mas evite bochechar com água após a escovagem.

6. Complemente a limpeza com um elixir oral

Para uma higiene oral mais eficaz, pode bochechar com um elixir oral ao longo do dia. Este é um bom hábito para prevenir a formação da placa bacteriana, uma das principais causas de cáries e doenças gengivais. Além disso, o elixir oral ajuda a prevenir a gengivite e proporciona uma maior sensação de frescura na boca. Escolha um produto sem álcool e que contenha ingredientes antibacterianos para maximizar os seus benefícios. Siga as recomendações do rótulo, quanto à quantidade e ao tempo de bochecho.

7. Vá ao dentista a cada 6 meses

Manter uma boca fresca e saudável não depende apenas de fazer uma boa higiene oral em casa. É igualmente importante fazer visitas regulares ao seu dentista. Desta forma, é possível prevenir e diagnosticar precocemente problemas na boca, como cáries e doenças gengivais. Fazer um check-up ou uma limpeza de 6 em 6 meses é um dos segredos para garantir que mantém um sorriso saudável e sempre bonito.   Num quotidiano apressado, ainda há certos detalhes esquecidos durante as rotinas de higiene oral. Siga estas recomendações para maximizar a limpeza da sua boca. Para saber mais informações sobre como aprimorar a sua saúde oral, leia outros artigos no blog da Dentya e cuide do seu sorriso!

LER MAIS ARTIGOS NO BLOG

Partilhe: