Colocar um piercing na língua é uma tendência que tem aumentado nos últimos anos entre os jovens. No entanto, a origem desta “moda” não é tão recente como se possa pensar.
Desde as civilizações Egípcia, Maia e Romana que existem referências ao uso de piercings, onde teriam significados culturais específicos. Foi por volta dos anos 60, com o movimento hippie, que este tipo de adereço surgiu na sociedade moderna.
Hoje, o piercing na língua pode ser visto como uma afirmação de identidade ou de irreverência. No entanto, a sua colocação e utilização representam riscos para a saúde oral, mas não só.
Neste artigo, apresentamos um guia de cuidados, desde a aplicação do piercing na língua ao seu uso no dia a dia.
Cuidados a ter na colocação de um piercing na língua
Se está a pensar colocar um piercing na língua, deve fazê-lo num local devidamente certificado e com um profissional habilitado. É também fundamental que os utensílios sejam esterilizados.
Existem dois tipos de procedimento para a colocação de um piercing na língua:
- Dorsoventral – O mais comum, consistindo num furo desde o dorso da língua até à sua superfície;
- Dorsolateral – É menos comum e mais arriscado: o piercing é colocado apenas no dorso da língua.
A língua é um órgão extremamente vascularizado, pelo que o processo de colocação acarreta sempre hemorragias. Normalmente, a cicatrização demora entre 4 a 6 semanas, se não surgirem complicações.
Antes de colocar um piercing na língua, certifique-se do seguinte:
- Procure referências sobre o local onde vai colocar o piercing, verificando se o mesmo é certificado para tal;
- Avalie a sua saúde oral antes de colocar o piercing na língua. Peça ao seu Médico Dentista uma avaliação dos riscos para este procedimento;
- Tenha em consideração qualquer condição médica que possa ter, nomeadamente, problemas de coagulação sanguínea, doenças infeciosas ou alergia a algum tipo de metal;
- Faça uma boa higienização da sua boca antes do procedimento.
Como proceder após a colocação do piercing na língua
O período pós-colocação deste tipo de piercing exige alguns cuidados para evitar problemas e infeções.
Após a intervenção, é normal haver dor e inflamação na zona, que dura entre 3 e 4 dias. Pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios nesta fase.
Tendo em conta as características da cavidade oral, a probabilidade de desenvolver uma infeção é alta. Caso manifeste algum sintoma, consulte de imediato um profissional de saúde.
As infeções relacionadas com piercings na língua podem ser extremamente graves, provocando sintomas como febre, inchaço, dor aguda e até obstrução das vias respiratórias superiores, problemas na fala e na deglutição.
Para evitar problemas, adote os seguintes cuidados:
- Após a colocação do piercing, prefira alimentos frios e macios (de preferência líquidos);
- Evite o tabaco e o álcool no período de recuperação, pois facilitam a proliferação bacteriana;
- Não retire o piercing da língua, a menos que seja por indicação médica ou de um profissional;
- Reforce a sua higiene oral, usando elixir bucal e não deixe acumular resíduos na zona do piercing.
Quais os riscos de um piercing na língua?
Mesmo após a cicatrização da língua, depois da colocação do piercing, são necessários cuidados para proteger a saúde oral. Os potenciais riscos de usar este adereço incluem:
- Infeções
A falta de higienização dos utensílios e do local onde foi feita a colocação do piercing, ou uma higiene oral insuficiente, podem desencadear infeções orais.
- Endocardite
A endocardite é um processo infecioso das válvulas cardíacas, que pode ter origem no piercing na língua. Através do ferimento pode ocorrer uma invasão bacteriana que chega ao coração pela corrente sanguínea.
- Lesões de nervos na língua
Quando o procedimento é realizado de forma incorreta, existe um risco significativo de danificar alguns dos nervos presentes na língua.
- Hemorragia
Como vimos, a língua possui muitos vasos sanguíneos, portanto, a probabilidade de hemorragias (durante e após o procedimento de colocação de um piercing) é considerável.
- Reações alérgicas
Normalmente, este tipo de alergia surge devido ao tipo de material de que é feito o piercing. Use sempre peças específicas e hipoalergénicas, como titânio, aço, prata ou ouro.
- Lesões orais
Usar um piercing na língua pode provocar lesões orais recorrentes. O hábito de trincar ou mexer no mesmo pode ferir as gengivas, danificar o esmalte, as restaurações ou até partir algum dente.
Face aos potenciais riscos de colocar um piercing na língua, é fundamental reforçar a sua higiene oral. Visitar o Dentista regularmente e avaliar os impactos deste adereço na sua saúde pode evitar muitos constrangimentos.
Se quer saber mais sobre como cuidar da sua saúde oral, visite o nosso blog! Temos vários artigos com dicas que ajudarão a manter um sorriso bonito e uma boca saudável.