fbpx

Durante a gravidez, muitas mulheres experienciam algum sangramento gengival. Embora possa deixar as futuras mães um pouco assustadas, trata-se de uma situação relativamente comum, que costuma resolver-se naturalmente após o bebé nascer.

Há, no entanto, alguns cuidados preventivos que as grávidas podem ter para evitar possíveis complicações.


O papel das hormonas no sangramento gengival na gravidez

É sabido que, ao longo da gravidez, entre muitas outras mudanças, a mulher vive uma montanha russa de alterações hormonais, com destaque para a ação do estrogénio e da progesterona.

Em termos das mucosas orais, o aumento dos níveis de estrogénio torna as gengivas mais sensíveis à ação das bactérias. Por sua vez, os níveis elevados de progesterona deixam os vasos sanguíneos das gengivas mais frágeis.

Esta conjugação faz com que as gengivas fiquem mais sensíveis e o sangramento gengival acontece com mais frequência. Por exemplo, uma escovagem um pouco mais intensa ou a utilização de uma escova com cerdas mais duras pode ser o suficiente para fazer a gengiva sangrar.


Gengivite na gravidez

Um dos problemas orais mais comuns durante a gravidez é a gengivite que, nesta fase, assume o nome de gengivite gestacional. De forma a evitar o sangramento gengival na gravidez, muitas vezes as mulheres acabam por fazer uma escovagem menos eficaz, o que pode causar gengivite.

Esta inflamação é potenciada pela multiplicação da placa bacteriana e por uma sensibilidade aumentada das gengivas. Apesar de não ser uma situação grave, e que costuma retroceder após o parto, deve ser vigiada durante a gestação.


4 Sinais da gengivite

Há algumas alterações nas gengivas que podem ser sintomas deste problema:

  1. Desconforto nas gengivas: Por vezes, as alterações causam desconforto ou mesmo dor na zona das gengivas.
  2. Inchaço: A par da sensibilidade, o volume das gengivas pode aumentar, podendo chegar mesmo a cobrir alguns dentes, nos casos mais graves.
  3. Alteração da cor: O aumento do fluxo sanguíneo nas mucosas deixa as gengivas com uma aparência mais avermelhada ou arroxeada.
  4. Sangramento gengival: É comum acontecer na gravidez, especialmente durante a escovagem dos dentes ou com o uso do fio dentário.

Importa referir que, se não for tratada, esta inflamação gengival pode evoluir para doença periodontal, com risco de complicações. A proliferação de bactérias orais na grávida pode atingir a placenta e entrar na circulação fetal, aumentando a probabilidade de parto prematuro.


Como prevenir problemas orais na gravidez

Os hábitos de higiene oral ajudam a manter a boca e os dentes saudáveis ao longo de toda a vida mas, durante a gravidez, esses cuidados devem ser redobrados. É esta a melhor forma de minimizar o sangramento gengival e travar a sua evolução para situações mais graves.

Mantenha uma higiene oral impecável

Para eliminar a placa bacteriana, é necessário escovar cuidadosamente os dentes após cada refeição e antes de ir dormir.

Pode usar, para esse efeito, uma escova de cerdas macias para minimizar o sangramento gengival durante a gravidez. Mantenha a escova bem higienizada e troque-a quando necessário.

Também é aconselhável o uso diário de fio dentário, de modo a remover restos de comida de zonas entre os dentes, onde a escova não chega. Os elixires bucais são permitidos, mas apenas as formulações sem álcool.

Faça uma alimentação cuidada

Comer de forma equilibrada é fundamental, não só para a saúde dos dentes e gengivas, como para o bom funcionamento do corpo da grávida e para o desenvolvimento do bebé.

Devem-se evitar alimentos muito ácidos ou ricos em açúcar, pois promovem a formação e acumulação de placa bacteriana.

Reforce as visitas ao dentista

A grávida deve ir ao dentista periodicamente, avisando-o sobre a gravidez, para que possam ser feitos eventuais ajustes aos tratamentos ou à medicação.

Particularmente durante a gravidez, há que evitar as mezinhas orais caseiras. As limpezas dentárias regulares no dentista são a opção mais segura para eliminar uma possível acumulação de tártaro.

Na Dentya, acreditamos que a melhor forma de prevenir problemas de saúde oral, é fazer chegar ao nosso público informação útil e fidedigna sobre o assunto. Por isso, ao explorar o nosso blog, encontra vários artigos com dicas práticas para manter uma boca saudável ao longo das diferentes fases da vida.

 

LER MAIS ARTIGOS NO BLOG

Partilhe: