As cáries dentárias são as principais causadoras de dores e desconforto nos seus dentes. Quando atingem zonas mais profundas, estas infeções provocam a inflamação da polpa dentária e condicionam a vitalidade do dente. No entanto, não precisa de se preocupar! Ao desvitalizar o dente afetado, consegue-se mantê-lo e recuperar o estado saudável dos tecidos à volta do mesmo.
Neste artigo, desmistificamos o medo associado a este procedimento dentário e explicamos tudo aquilo que precisa de saber sobre este tratamento bastante comum e indolor.
O que é uma desvitalização?
A desvitalização dentária consiste na remoção da polpa ou nervo inflamado dentro dos canais, a sua desinfeção e, posteriormente, a obturação desses mesmos canais.
O dente é constituído por 3 camadas principais, sendo a polpa dentária (a parte mais mole presente no interior do dente) constituída, maioritariamente, por nervos e vasos sanguíneos. A desvitalização dentária é o tratamento que remove por completo a polpa dentária inflamada ou necrosada e preenche o interior do dente com material selador.
Quando é que se deve desvitalizar um dente?
Uma cárie extensa e sem possibilidade de recuperação pode ditar a necessidade de desvitalizar um dente. Nestes casos, é comum sentir dor ao frio, ao quente, ao toque e à mastigação, podendo ainda aparecer abcessos ou fístulas. Tudo isto são sinais de que o dente tem de ser desvitalizado e o médico endodontista tem de intervencionar.
A desvitalização dentária é o tratamento indicado para evitar uma extração. Quanto mais cedo se proceder à intervenção, mais simples e normal será o tratamento.
Como é feita a desvitalização dentária? Etapas passo a passo
Antes de tudo, importa destacar que a desvitalização dentária não é um processo doloroso! Por norma, são necessárias duas a três consultas para realizar uma desvitalização dentária, quase sempre com anestesia.
1. Abertura do dente
Nesta primeira fase, realiza-se uma pequena cavidade no dente, para expor a polpa dentária e para que se obtenha acesso aos canais radiculares.
2. Limpeza dos canais
Criada a abertura de acesso, avança-se para a desinfeção e remoção de todo o tecido orgânico alojado na polpa e interior dos canais.
3. Obturação do sistema de canais radiculares
Após a correta desinfeção e ultrapassada a dor dentária aguda, os canais são fechados e selados. Assim, o dente fica restaurado, provisoriamente, com um cimento adequado.
4. Restauração e reabilitação do dente
Com vista a reforçar a estrutura e melhorar a estética do dente, o processo de desvitalização dentária fica concluído com a restauração da parte visível do dente: a coroa.
O tempo de tratamento pode variar em função do número de sessões ou consultas, sendo que cada sessão poderá ter uma duração média de 30 a 45 minutos. À partida, depois da desvitalização dentária, a sensibilidade e a dor desaparecem. Desta forma, está um passo mais perto se sentir confortável e de recuperar o seu sorriso.
Cuidados a ter após o tratamento de desvitalização dentária
Como foi dito acima, ao desvitalizar um dente irá remover a polpa dentária e preencher o seu interior com o material selador. Assim, este estará protegido internamente e não provocará mais dor. No entanto, é necessário restaurar a parte externa do dente com uma restauração ou coroa dentária para que fique totalmente protegido.
O dente desvitalizado tem o potencial de durar tantos anos como os dentes naturais, porém, é imprescindível uma boa higiene e cuidados de saúde oral. É necessário lembrar que o dente desvitalizado não está imune a novas cáries, fraturas, lesões e outras doenças orais.
Quais os benefícios de desvitalizar um dente?
A desvitalização dentária garante ao paciente vantagens que lhe permitem um maior conforto na sua rotina bucal, nomeadamente:
-
- Término da dor dentária;
- Manutenção do dente natural;
- Evita uma extração dentária;
- Mantém a função dentária completa e evita os problemas associados à perda de um dente.
Quanto custa fazer uma desvitalização dentária?
O preço de uma desvitalização dentária ou tratamento endodôntico é influenciado pelo número e tipo de dentes a desvitalizar (molares, siso, entre outros), o tipo de desvitalização, de restauração ou coroa dentária.
Por isso, recomendamos que faça uma análise prévia do seu caso junto de um médico dentista especializado, para saber qual é a solução mais recomendada para si e questionar acerca do custo do tratamento.
Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente e sem compromisso. Fazemos uma análise do seu caso através de uma avaliação oral gratuita. Assim, ficará com todas as suas dúvidas esclarecidas e poderá tomar uma decisão ponderada.