A escova de dentes elétrica é uma invenção que veio revolucionar a higiene oral. Surgiu no séc. XIX, mas apenas viu a patente registada já em pleno séc. XX, por Philippe-Guy Woog.
Desde então, a escova de dentes elétrica, fruto da evolução tecnológica, tem vindo a sofisticar-se cada vez mais. Se inicialmente consistia num aparelho simples, com uma cabeça giratória movida por um motor elétrico, atualmente há diversos modelos com funcionalidades adaptadas a diferentes características orais.
A escova de dentes elétrica veio trazer, sobretudo, mais eficácia à higiene dentária. Ao mesmo tempo, com as diferentes opções existentes no mercado, oferece uma grande variedade de combinações para proteger a sua saúde oral.
Que tipos de escovas de dentes elétricas posso encontrar?
No mercado das escovas de dentes elétricas, existe hoje uma variedade alargada. Para responder a problemas e características específicas da boca, as marcas apresentam diferentes tipos de equipamentos. Conheça os mais comuns:
- Rotativas – Estas escovas são as mais simples: a cabeça remove resíduos e placa bacteriana dos dentes através de movimentos circulares. São bastante eficazes e fáceis de usar, garantindo uma limpeza completa e suave.
- Sónicas – São escovas de dentes elétricas que funcionam através da vibração de alta frequência aplicada à limpeza dos dentes. A grande vantagem destas escovas é que removem a sujidade dos dentes de uma forma eficaz e muito mais cuidadosa, sobretudo com as gengivas. São bastante eficientes na limpeza interdental e também na linha da gengiva, prevenindo a formação de tártaro.
- Ultrassónicas – Através de ondas ultrassónicas, este tipo de escova de dentes elétrica limpa os dentes e as gengivas com uma alta eficácia na remoção da placa bacteriana e na prevenção das doenças periodontais. Além disso, proporcionam uma experiência extremamente suave e relaxante na lavagem.
- Oscilantes / pulsantes – Este tipo de escova de dentes elétrica combina movimentos oscilantes (para a frente e para trás), com impulsos de alta frequência durante a limpeza. Estas escovas permitem remover com eficácia a placa bacteriana, oferecendo uma limpeza muito mais profunda.
Além destas possibilidades, as escovas de dentes elétricas podem combinar outras tecnologias que ajudam na limpeza eficaz, tais como: indicadores de pressão, conectividade bluetooth para avaliar a escovagem, diferentes modos de limpeza, temporizadores embutidos, entre outras.
4 Vantagens das escovas de dentes elétricas
1. Eficiência na limpeza
As escovas de dentes elétricas são muito mais eficazes na remoção da placa bacteriana e na limpeza dos dentes, quando comparadas com as manuais. Os seus movimentos melhoram a qualidade da escovagem e garantem melhores resultados na higiene dentária.
2. Facilidade de uso
Estas escovas são muito simples de usar, nomeadamente, nos grupos que tendem a ter menos destreza no manuseamento das escovas, como crianças e idosos. Desse modo, a escova de dentes elétrica, devido aos seus movimentos automáticos, permite uma lavagem mais completa sem esforço.
3. Funcionalidades específicas
Muitos modelos de escovas de dentes elétricas têm funcionalidades que se ajustam a diferentes características dentárias e contribuem para otimizar a higiene oral.
Os temporizadores, por exemplo, ajudam a saber qual o tempo de escovagem adequado. Já os diferentes modos de limpeza, permitem que cada pessoa escolha a opção mais apropriada às suas características orais, garantindo uma experiência adaptada.
4. Base partilhável
Com a possibilidade de mudar as cabeças, as escovas de dentes elétricas podem ser partilhadas por toda a família, bastando substituir a cabeça da escova.
Apesar de exigir um investimento inicial superior na aquisição, a médio prazo o mesmo compensa, através da partilha e dos benefícios que oferece em relação à sua saúde oral.
4 Desvantagens das escovas de dentes elétricas
1. Sensibilidade dentária
A escova de dentes elétrica causa desconforto em algumas pessoas, sobretudo, se tiverem dentes ou gengivas sensíveis. Para uma adaptação perfeita, pode ser necessário um equipamento adequado a problemas de sensibilidade dentária, exigindo, por vezes, um investimento maior com a compra de um aparelho de gama superior.
2. Preço mais elevado
Uma escova de dentes elétrica é bastante mais cara do que uma escova manual. Além disso, requer a compra das cabeças regularmente, acarretando um outro custo que é similar ao das escovas manuais. Contudo, o investimento reflete-se na qualidade da higiene oral e na diminuição dos problemas dentários.
3. Dependem de baterias
As escovas de dentes elétricas funcionam com bateria recarregável ou pilhas. Sem estas fontes de energia o equipamento fica inoperacional. Isto significa que, caso não tenha consigo o carregador, por exemplo, em viagem, terá de procurar uma alternativa manual.
4. Volume e peso superior
Dado o volume e o peso das escovas de dentes elétricas, o seu transporte é menos prático comparativamente com as manuais.
Grande parte dos equipamentos inclui um dispositivo de transporte mas, na maioria das vezes, este é menos prático e mais volumoso para levar numa viagem do que uma simples escova manual.
Quer saber mais informações e dicas sobre higiene oral? Procura formas de preservar o seu sorriso e a saúde da sua boca? Então, explore o blog da Dentya e encontre mais artigos sobre várias temáticas de saúde dentária.