O Natal é uma época que desperta em todos nós enorme generosidade e compaixão. Nesse sentido, queremos dar-lhe a conhecer a história da Maria do Céu, sujeita a uma reabilitação oral no âmbito de uma campanha solidária realizada pelas clínicas Dentya.
No nosso blog, mostramos-lhe anteriormente a transformação do sorriso da Cátia, uma utente que tinha muitos problemas de autoestima causados pela sua má condição oral. O momento foi tão mágico e marcante que decidimos repetir a iniciativa.
Desta vez, o paciente que recebesse a reabilitação oral seria indicado por um amigo ou familiar. Das várias participações recebidas, houve uma que comoveu toda a equipa. Andreia, filha da Maria do Céu, escreveu-lhe uma linda declaração de amor. Era o momento de retribuir tudo o que esta mãe, de sorriso há muito escondido, dedicara à sua família.
Foi a partir deste relato emocionante que a Dentya decidiu oferecer um tratamento de reabilitação oral à Maria do Céu.
Os desafios diários de uma saúde oral comprometida
Passou tanto tempo desde que a Maria do Céu deixou de sorrir que o seu sorriso ficou esquecido. A falta de autoestima impediu esta mãe de partilhar a alegria do seu rosto com quem mais amava.
No entanto, isso nunca foi motivo para deixar de arrancar sorrisos à sua filha Andreia e aos seus netos. Todos tinham o desejo de que a Maria do Céu voltasse a sorrir com confiança e alegria após a sua reabilitação oral.
O relato de Andreia sobre a sua mãe sensibilizou a equipa da Dentya, pois contava a história de alguém que, ao longo do tempo, se privou de prazeres simples do quotidiano, como por exemplo fazer uma refeição fora de casa.
Os condicionamentos resultantes da má saúde oral passam pelos problemas de autoestima, mas também originam algumas patologias na boca. A perda óssea, doenças periodontais e problemas de mastigação, que se refletem em distúrbios gástricos, são algumas das consequências da ausência de dentes.
Além disso, o envelhecimento facial nas pessoas com falta de dentes acontece prematuramente, sendo outro fator que conduz à baixa autoestima destes utentes. A reabilitação oral, nestas situações, tem um impacto determinante para inverter esta tendência.
Quando a equipa da Dentya definiu a vencedora desta campanha, o objetivo foi claro: contribuir para o rejuvenescimento da Maria do Céu!
Como uma reabilitação oral recuperou o sorriso e a autoestima perdida
Após a emotiva carta da filha Andreia, a Dentya decidiu realizar o sonho de ambas. Todo o processo de reabilitação oral da Maria do Céu exigiu um trabalho complexo, pois a utente não tinha qualquer dente.
Ao longo dos anos, usou prótese dentária removível. Contudo, esta solução não lhe permitia sorrir e mastigar saudavelmente. A ausência de manutenção causava bastantes constrangimentos que a impediam de levar uma vida normal.
O tratamento de reabilitação oral passou pela colocação de quatro implantes dentários. Esta intervenção permitiu que a paciente recuperasse o seu sorriso, deixando para trás os tempos em que a ausência total de dentição lhe condicionava a vida.
A família da Maria do Céu e da Andreia é agora mais feliz, com mais sorrisos e um sonho realizado!
Descubra todos os tratamentos e soluções que disponibilizamos nas Clínicas Dentárias Dentya. Acompanhe o nosso trabalho através do blog. Vai encontrar vários artigos úteis sobre saúde oral.