fbpx

A falta de dentes está na origem de muitos problemas, afetando a saúde e o bem-estar de muitos portugueses. As estatísticas mais recentes apontam para um cenário preocupante a este nível. 

Segundo dados do Barómetro Nacional de Saúde Oral de 2022, apenas 32,3% dos portugueses mantêm a dentição completa e 28,5% têm 6 ou mais dentes em falta. Destes, 18,9% não realizaram ainda qualquer tratamento de substituição. 

A desinformação pode estar na base destes números, uma vez que a falta de dentes pode causar problemas e consequências nefastas, não só a nível estético, mas também para a saúde no geral.  

 

3 Fatores que podem conduzir à perda de dentes 

Podem ser várias as causas para os problemas da falta de dentes. Esta situação pode resultar da queda ou da necessidade de extração dentária. Em geral, são 3 os principais fatores que estão na sua origem: 

 

1. Cáries 

As cáries são provocadas por bactérias que degradam a estrutura natural dos dentes, na maior parte das vezes, devido a uma higiene oral deficiente. Se não forem tratadas atempadamente, em último caso, pode ser necessária a extração dentária para solucionar o problema.  

 

2. Traumas 

Um embate ou uma queda que afete a zona da boca pode ser suficiente para provocar a perda parcial ou total de algum dente. Se o dente sair inteiro (sem fraturar), pode ser possível a sua reimplantação mas, caso isso não aconteça, é necessário um tratamento dentário de substituição do dente. 

 

3. Infeções 

As infeções podem ser outra das causas para os problemas da falta de dentes. Quando já não é possível recuperar um dente infecionado, este terá que ser extraído, num processo que não representa qualquer risco para o paciente, mas que leva à perda do dente. 

 

Que problemas podem resultar da falta de dentes? 

Quando ocorre alguma perda de dentes sem que sejam tomadas providências para a sua substituição, podem surgir vários problemas que comprometem o bem-estar do paciente.  

 

  • Movimentação dos dentes vizinhos 

A falta de um dente é um problema que afeta os restantes, uma vez que estes se movimentam na tentativa de ocupar o espaço vazio. Isto gera um desequilíbrio na arcada dentária que pode trazer outras consequências, como dificuldades em mastigar e uma maior propensão a doenças orais. 

 

  • Perda de osso 

Se não proceder à substituição dos dentes em falta, vai ocorrer uma perda óssea gradual. Esta resulta do enfraquecimento do osso provocado pela ausência de estímulo. A colocação de implantes dentários impede que isso aconteça, pois substitui as raízes dos dentes ao serem integrados no osso. 

 

  • Dificuldades na mastigação 

Como é natural, a perda de dentes afeta diretamente a capacidade de mastigação, que se torna mais reduzida. A longo prazo, pode originar dores de cabeça e problemas articulares relacionados com a tendência para mastigar os alimentos apenas com um lado da boca, por exemplo. 

 

  • Perda de mais dentes 

Um maior esforço no ato mastigatório e um desalinhamento dos dentes remanescentes resulta num desgaste mais acelerado dos mesmos. Ou seja, os dentes que permanecem na boca acabam por sofrer danos, o que pode provocar a degradação e eventual perda de mais dentes. 

 

  • Diminuição da autoestima 

Uma das consequências da falta de dentes é, claramente, o impacto destes problemas a nível estético, prejudicando a autoconfiança. Os nossos dentes são um fator determinante na aparência física e a sua falta pode provocar alterações no sorriso e até na fala, contribuindo para uma redução da autoestima. 

  

Quais as soluções para a falta de dentes? 

As duas principais alternativas para colmatar os problemas da falta de dentes são a colocação de próteses ou de implantes dentários. 

Quanto às próteses dentárias, pode optar pelas soluções fixas ou removíveis, sendo que as próteses fixas proporcionam uma aparência mais natural. As próteses removíveis podem ser retiradas para as limpar e fazer a sua higiene oral ou para dormir.  

Já os implantes dentários apresentam-se como a solução ideal para a falta de dentes, uma vez que se assemelham mais aos dentes naturais. Além disso, facilitam a higiene oral e ajudam a evitar a perda óssea.  

Sofre com problemas causados pela falta de dentes e gostaria de saber mais sobre a colocação de implantes dentários? Esta pode ser a solução perfeita para si! Descarregue gratuitamente o nosso ebook e encontre todas as respostas sobre este tratamento.  

 

Obter ebook grátis

Partilhe: