Todos sabemos que a utilização de um aparelho dentário está normalmente associada a certos sacrifícios e a algum tempo de espera até conseguir um sorriso perfeito. No entanto, pouco se fala da rapidez com que este tratamento consegue corrigir a posição dos dentes e mostrar os primeiros resultados.
Neste artigo, queremos desconstruir algumas ideias pré-concebidas sobre a utilização deste tipo de tratamento. Saiba em que consiste e quais as alternativas atualmente disponíveis em aparelhos dentários para alinhar os dentes e alcançar os melhores resultados.
Como funciona o aparelho dentário?
O aparelho dentário é utilizado pelo médico dentista para provocar o reajuste dos dentes para uma posição correta. Após uma análise prévia da anatomia da boca e dos dentes, o médico aplica os brackets, os elásticos e o arco para que os dentes comecem a movimentar-se.
Estes materiais vão exercer a força necessária para promover a deslocação dos dentes ao longo de um mês, ou seja, até à consulta seguinte.
Na primeira consulta de seguimento, o médico dentista avalia a evolução do tratamento e a resposta dos dentes e gengivas. Depois, é feita a substituição dos elásticos, ou outros ajustes necessários, para dar continuidade ao tratamento.
Que tipos de aparelho dentário existem?
Atualmente, os aparelhos dentários evoluíram e já não precisam de ter aquele aspeto tão característico (e normalmente pouco apreciado) com os brackets em metal e os elásticos.
Conheça as 3 alternativas disponíveis.
• Aparelho dentário fixo convencional
Como referido, trata-se do aparelho dentário comum, com o material em metal fixado nos dentes. O alinhamento dentário é feito através de ajustes progressivos e requer alguns cuidados de higiene, principalmente após as refeições.
• Aparelho dentário fixo estético
Esta opção, também fixa, difere da anterior apenas no tipo de material utilizado. Em vez de usar metal, os aparelhos dentários estéticos são fabricados com materiais que oferecem uma aparência mais discreta, como porcelana, policarbonato e safira.
• Aparelho dentário invisível
Os aparelhos dentários invisíveis são a alternativa mais recente e inovadora. Trata-se de uma solução removível, transparente e quase impercetível que pode encontrar nas clínicas Dentya.
O aparelho dentário invisível é uma solução que facilita muito a higiene dentária, uma vez que pode retirar o aparelho para lavar os dentes. Por outro lado, a utilização do scanner intraoral (que recorre à tecnologia 3D) durante o tratamento permite um acompanhamento mais detalhado e eficaz.
É possível ver resultados ao fim do 1º mês
Na primeira fase do tratamento com aparelho dentário a evolução é rápida, sendo visível o ajuste dos dentes. É normal que, ao fim do primeiro mês de tratamento, já consiga ver resultados no seu sorriso.
Ainda assim, o resultado final demora mais algum tempo. Isto acontece porque não são apenas os dentes que são movimentados. Os tecidos de suporte, o osso e o ligamento periodontal também são alterados durante este tratamento odontológico e essa evolução leva o seu tempo.
Conheça o caso da Catarina
Melhor do que dizer, é mostrar. Na imagem são visíveis os resultados estéticos obtidos pela Catarina (assistente da Clínica Dentária Dentya de Felgueiras). Apenas 1 mês separa as duas imagens, sendo que a segunda foto foi tirada na 1ª consulta após a colocação do aparelho.
Nas clínicas Dentya, este é um dos tratamentos dentários que disponibilizamos, sempre com recurso às mais avançadas tecnologias. Visite o nosso blog e fique a saber mais sobre este e outros temas relacionados com a saúde dentária.