A sensibilidade dentária atinge 1 em cada 4 adultos e é um problema recorrente que afeta o dia a dia das pessoas. A principal queixa é o desconforto, seja a beber bebidas quentes ou frias, ou mesmo a trincar um gelado, a sensibilidade dentária pode provocar arrepios ou dor aguda nos dentes.
Nestes casos, é fundamental agir de forma rápida e eficaz para uma prevenção adequada. Para além disso, importa estar ciente das causas que originam a sensibilidade dentária para evitar cometer possíveis erros no futuro.
O que é a sensibilidade dentária?
Antes de mais, deve estar informado que o dente é constituído por três camadas. Da camada externa para a interna, são elas: o esmalte, a dentina e a polpa.
A sensibilidade dentária está diretamente ligada à exposição da dentina provocada pelo desgaste do esmalte. A dentina possui canais dentinários que ligam a parte externa do dente à polpa. Assim, é o estímulo desses canais, seja através de alimentos, alterações de temperatura ou até pela própria escova de dentes, que pode originar a dor aguda.
7 Causas possíveis da sensibilidade dentária
Uma das principais causas da sensibilidade dentária, como já vimos, é o desgaste do esmalte. Mas esta é apenas uma das várias situações que podem conduzir à exposição da dentina. Outras origens possíveis da sensibilidade dentária são:
- Recessão gengival – A regressão da gengiva resulta na exposição da raiz do dente.
- Cáries dentárias – Esta é uma das principais causas de todos os constrangimentos orais. Quanto mais avançada e profunda for a cárie, maior será a sensibilidade dentária.
- Alimentos ou bebidas ácidas – A sua ingestão frequente promove o surgimento de bactérias e desgasta o esmalte.
- Escovagem incorreta ou agressiva – Deve realizar movimentos circulares de forma suave e usar uma escova de dentes adequada.
- Pastas dentífricas abrasivas – Para além de uma boa escova de dentes, deve ter cuidado com a escolha do seu dentífrico e evitar as pastas branqueadoras.
- Bruxismo – Ranger os dentes pode danificá-los, por isso deve marcar consulta no seu dentista o mais breve possível se tiver este problema.
- Tratamentos dentários – As destartarizações, branqueamentos ou restaurações, são procedimentos que podem provocar dor nos dentes sensíveis, mas apenas durante alguns dias.
Como prevenir a sensibilidade dentária?
Regra geral, os dentes sensíveis podem ser tratados com sucesso e o seu tratamento é simples.
A base da prevenção da sensibilidade dentária sustenta-se na garantia de uma higiene oral cuidada.
Para isso, em primeiro lugar, deve consultar o seu dentista para que o diagnóstico correspondente ao seu caso seja o mais preciso possível. Aliados a este acompanhamento, os hábitos de higiene oral devem fazer parte da sua rotina caseira.
Vistas as causas responsáveis pela sensibilidade dentária há alguns cuidados que pode ter para a evitar.
- Combater a recessão gengival
A nível de tratamentos, o dentista pode optar pelo uso de materiais restauradores e, em casos mais avançados, poderá avançar para um enxerto de gengiva de forma a recobrir a zona exposta do dente.
Para além disso, a escovagem e o uso de fio dentário diário são essenciais para evitar a recessão da gengiva.
- Prevenir e tratar as cáries dentárias
A identificação precoce da cárie, através de consultas regulares, permite prevenir a exposição da dentina. Nestes casos, a destartarização ou a restauração do dente cariado deverão ser os procedimentos adotados.
Em situações em que a cárie esteja numa fase mais avançada, ao ponto de já ter atingido a polpa, será necessário recorrer à desvitalização.
- Evitar alimentos e bebidas ácidas
Ao reduzir o consumo de alimentos e bebidas com elevado grau de acidez, para além de evitar problemas de saúde, conseguirá combater a exposição da dentina e o desgaste do esmalte.
- Usar técnicas de escovagem adequadas
Ao escolher uma escova suave e ao adotar uma escovagem com pressão adequada, os problemas relacionados com o esmalte e gengiva serão menores.
- Deixar as pastas de dentes branqueadoras
Aconselhe-se junto do seu dentista acerca da pasta de dentes mais indicada para si. Pastas ricas em agentes de branqueamento podem provocar desgaste e dor aguda, por isso deve privilegiar a escolha de dentífricos com alta concentração de fluor.
- Proteger os dentes do bruxismo
Utilizar uma goteira própria enquanto dorme irá proteger a superfície dos dentes e, dessa forma, reduzir os sintomas da sensibilidade dentária.
- Estar atento a sensibilidade dentária persistente
Caso a sensibilidade dentária após tratamentos de destartarização ou branqueamento persista, deverá consultar um especialista, uma vez que esse desconforto costuma ser apenas temporário.
Como pode verificar, existe um elo comum a todos estes métodos de prevenção: as consultas regulares com o seu dentista.
Na Dentya dispõe da atenção dos melhores profissionais, que ajudam a identificar os possíveis problemas e apresentam as melhores soluções para a proteção dos seus dentes. Marque a sua consulta de avaliação gratuita e previna-se da sensibilidade dentária.