A manutenção da saúde oral requer vários cuidados, como a higiene da boca e dos dentes e a realização de tratamentos de prevenção e reparação. A toxina botulínica é um dos elementos que pode ser aplicado para corrigir algumas patologias que afetam a saúde oral dos pacientes.
Descubra mais sobre a toxina botulínica e como pode ser utilizada para melhorar a sua saúde oral.
O que é a toxina botulínica e para que serve?
A toxina botulínica é uma substância purificada derivada de uma bactéria, que permite a diminuição da ação muscular quando aplicada sobre os músculos.
O bloqueio da ação muscular em zonas específicas permite resultados estéticos e terapêuticos, nomeadamente na saúde oral, através do relaxamento muscular para o controlo da dor.
A toxina botulínica como procedimento estético
A toxina botulínica é amplamente utilizada como um procedimento de saúde na área da estética, para reduzir os sinais do envelhecimento facial. Ao relaxar os músculos, esta substância atenua, por exemplo, os chamados “pés de galinha” na área dos olhos.
Atua também na redução das marcas provocadas pelos fatores ambientais, como a exposição solar e ao frio. Contribui ainda para a redução das rugas de expressão indesejadas, resultando numa aparência mais jovem e no aumento do bem-estar pessoal.
Como pode a toxina botulínica ajudar na saúde oral?
O médico dentista especializado no tratamento com a toxina botulínica poderá optar pela sua utilização para auxiliar no tratamento de patologias cujos sintomas pioram com a tensão muscular.
Fique a conhecer 4 possíveis aplicações da toxina botulínica para ajudar na manutenção da saúde oral:
1. Controlo do bruxismo
A toxina botulínica pode ser utilizada em pacientes que sofrem de bruxismo para auxiliar no alívio da tensão muscular, juntamente com a goteira.
Com a utilização da toxina botulínica, o relaxamento muscular é mais rápido e há uma redução da dor, minimizando a possibilidade de quebra de dentes ou coroas quando não utilizar a goteira.
2. Disfunções da articulação temporomandibular (ATM)
As formas mais comuns de disfunções da articulação temporomandibular são provocadas pelo mau encaixe dos dentes, por patologias articulares ou por uma ativação muscular descoordenada.
A utilização da toxina botulínica auxilia nos casos onde a ativação muscular não é sincronizada. Assim, atua de forma a equilibrar as forças musculares com o relaxamento do músculo com excesso de ativação, para que seja recuperada uma tensão regular.
3. Sorriso gengival
O sorriso gengival não é uma patologia da saúde oral, mas a toxina botulínica pode ajudar. Esta característica, em muitos casos, provoca desconforto no paciente. Ocorre quando a força muscular dos lábios é forte o suficiente para, ao sorrir, levantar os lábios acima da linha dos dentes, deixando as gengivas expostas.
A toxina botulínica é utilizada nestes casos para reduzir a força dos músculos labiais e permitir que o sorriso seja apenas até à linha dos dentes, sem exposição gengival.
4. Assimetria facial
A musculatura facial é responsável pelas nossas expressões e por todo o conjunto de pequenos movimentos da face.
Desta forma, as assimetrias faciais, quando são de origem muscular, podem ser atenuadas com a aplicação da toxina botulínica. A sua ação permite reduzir a tensão nas zonas musculares que provocam as alterações da simetria.
Na Dentya, somos especialistas em saúde oral
Enquanto médicos dentistas, dispomos de uma vasta formação na anatomia da cabeça e pescoço, que nos permite adequar o uso da toxina botulínica à saúde oral. Aconselhamos que faça uma análise prévia do seu caso junto de um médico dentista, de forma a saber qual é a solução mais recomendada para si.
Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente. Fazemos uma análise personalizada da sua saúde oral numa avaliação gratuita. Com esta informação, ficará com todas as suas dúvidas esclarecidas e poderá tomar uma decisão ponderada.