São cada vez mais os portugueses que recorrem ao aparelho dentário para fazerem alguma correção ao seu sorriso ou capacidade de mastigação. Para crianças ou adultos, hoje em dia não existe idade para se proceder a este tipo de tratamento ortodôntico.
Conhece os problemas que podem causar a necessidade de colocar aparelho? Neste artigo, damos-lhe a conhecer os 4 principais.
1. Apinhamento dentário
Um dos problemas mais comuns que leva à colocação de aparelho dentário é o apinhamento de dentes. Esta situação caracteriza-se pela sobreposição de dentes, o chamado “encavalitamento”, e surge quando, na boca, existe a uma dimensão superior dos dentes em relação ao maxilar.
Este é um dos casos mais comuns e está entre os que mais prejudicam a autoestima dos pacientes. A sobreposição de dentes acaba por afetar o sorriso e impede muitas pessoas de socializarem normalmente. Além da parte estética, está em causa um entrave pessoal e emocional muito importante, que pode ser solucionado com o tratamento.
2. Diastema
Um problema que pode ter dificuldade em identificar pelo nome é o chamado “diastema”. Mas, se lhe dissermos que a artista Madonna possui esta característica nos dentes, talvez seja mais fácil saber ao que nos referimos. Ao espaçamento que a cantora tem nos dentes da frente dá-se o nome de diastema.
Ao contrário de outras situações de desalinhamento dentário, nem sempre as pessoas sentem necessidade de fechar este espaço entre os dentes. Tudo vai depender da extensão do problema e do gosto pessoal do paciente. O importante é saber que esta situação é corrigível com recurso ao aparelho dentário.
3. Mordida aberta
Outro caso que requer a aplicação de um aparelho dentário é a chamada “mordida aberta”. Esta caracteriza-se pela incapacidade de juntar os dentes superiores e inferiores. Ao tentar fazê-lo, a boca destes pacientes mantém-se aberta, uma vez que os dentes não ficam alinhados.
Este é um problema que pode ter impacto na fala, com a língua a apropriar-se do espaço da abertura. Além disso, uma carga desequilibrada entre a dentição pode provocar problemas de desgaste dentário, retração da gengiva, fratura e perda de dentes.
4. Mordida cruzada
Por fim, apresentamos um dos problemas mais comuns ao nível da odontologia: a mordida cruzada. Este caracteriza-se por uma oclusão imperfeita, em que os maxilares não encaixam da forma correta.
O cruzamento da mordida pode ser anterior ou posterior. No caso da mordida cruzada anterior, os dentes do maxilar superior ficam atrás dos dentes inferiores. Já a mordida cruzada posterior, caracteriza-se pelo facto de os dentes inferiores ficarem tapados pelos superiores.
A mordida cruzada pode originar cefaleias, ressaltos mandibulares, sensibilidade dentária, dificuldades na mastigação e até retração gengival. Contudo, é um problema que pode ser resolvido através da colocação de aparelho dentário, tanto em adultos como em crianças.
Precisa de colocar aparelho dentário?
Se sofre de algum destes problemas, então, talvez esteja na hora de fazer uma visita a uma das clínicas Dentya, em Vila do Conde, Felgueiras ou no Marco de Canaveses.
A nossa equipa de especialistas vai avaliar o seu caso e perceber se necessita de colocar um aparelho dentário. Para isso, apenas precisa de agendar a sua avaliação oral, inteiramente gratuita. Além de ser visto por um dos nossos dentistas, vai ter a oportunidade de fazer um raio-X para avaliar as raízes da sua dentição e a estrutura óssea da sua boca. Invista num sorriso perfeito e entre em contacto connosco.