A preocupação em ter um sorriso impecável e branco tem levado cada vez mais portugueses a recorrer ao branqueamento dentário.
Existem diversos fatores que podem provocar o escurecimento ou o aparecimento de manchas na dentição, mas nem todos são controlados pelo paciente. As causas mais comuns para estes problemas são:
- Processo natural de envelhecimento dentário;
- Tabagismo;
- Consumo de alimentos com corantes;
- Tártaro acumulado;
- Quantidade excessiva de flúor;
- Consumo de bebidas como café, vinho ou refrigerantes;
- Dentes desvitalizados;
- Traumatismos nos dentes.
Alguns tipos de manchas não melhoram nem desaparecem com o branqueamento dentário. Nestes casos, as facetas ou coroas dentárias são alternativas que podem ser recomendadas pelo dentista.
O branqueamento dentário consiste na eliminação da pigmentação externa e interna dos dentes, tornando-os, assim, mais brancos. No entanto, existem muitas dúvidas sobre este tipo de tratamento que originam alguns receios. Neste artigo, vamos esclarecer algumas questões mais comuns.
1. Quais os benefícios deste tratamento?
O benefício imediato e mais visível é tornar os dentes mais claros, sem manchas e com um aspeto natural. Assim, o tratamento permite ao paciente ter o sorriso que deseja.
Contudo, ter um sorriso bonito e saudável acarreta também outro tipo de vantagens relacionadas com a personalidade. Muitas pessoas vão sentir uma maior segurança, autoconfiança e bem-estar.
2. Quem pode fazer o branqueamento dentário?
O branqueamento dentário é um tratamento viável para quase todos os adultos com dentes naturais e uma boa saúde oral.
Antes de avançar para o tratamento, o dentista avalia a sua saúde oral e as manchas e escurecimento dentário que tem. Dessa forma, vai conseguir perceber se este é o tratamento estético mais adequado ao seu caso.
3. Quanto tempo demora para ver resultados?
Os dentes humanos não são naturalmente brancos. O tratamento de branqueamento dentário torna os dentes mais claros, podendo levar a uma alteração de cor até um tom 2 ou 3 vezes mais claro. No entanto, não vai perder o aspeto natural da dentição.
No final da primeira consulta já é possível ver resultados e ficar mais satisfeito com a cor dos seus dentes. Prepare-se para ter um sorriso mais branco, limpo e harmonioso.
4. Que tipos de branqueamento dentário existem?
Na Dentya, o branqueamento dentário pode ser realizado no consultório ou em casa, de acordo com as orientações do médico dentista. No consultório, o branqueamento é realizado pelo médico dentista e proporciona resultados imediatos.
Os pacientes que optam por realizar o tratamento em casa são acompanhados pelo profissional de saúde. Um dos tratamentos possíveis é o LuxBrite, uma novidade nas clínicas Dentya. Trata-se de um sistema inovador de branqueamento dentário feito em casa muito prático e de fácil utilização.
Este tratamento pode melhorar o tom dos seus dentes entre 3 e 8 níveis. O kit LuxBrite traz um guia para que possa observar com mais precisão o clareamento dos seus dentes.
A vantagem de o usar é o facto de permitir resultados rápidos e eficazes, no conforto da sua casa.
5. É possível realizar o branqueamento num dente desvitalizado?
Sim, o branqueamento dentário pode ser feito em dentes desvitalizados. O médico dentista irá avaliar a viabilidade deste tratamento para a sua realização em consultório. Neste caso, o procedimento é realizado no interior do dente, onde será aplicado o material para o seu branqueamento.
6. O tratamento é permanente?
Este tratamento é duradouro, porém, a manutenção da dentição mais clara vai sempre depender dos comportamentos do paciente.
7. Quais os cuidados após o branqueamento dentário?
Existem cuidados essenciais a ter após o branqueamento dentário, de forma a prolongar o seu efeito:
- Manter uma boa higiene oral após o branqueamento é imprescindível para prevenir o aparecimento de novas manchas de pigmentação. A escovagem dos dentes deve ser realizada três vezes ao dia, e deve ser usado o fio dentário pelo menos uma vez por dia.
- Fazer visitas regulares ao dentista.
- Evitar o tabaco, alimentos e bebidas que possam provocar manchas.
8. Quanto custa um branqueamento dentário?
O preço do branqueamento dentário varia de acordo com as necessidades específicas do tratamento, nomeadamente em relação a:
– Tipo de branqueamento;
– Técnica a ser utilizada;
– Dentição natural ou dentição desvitalizada.
Assim, “cada caso é um caso” e é por isso que recomendamos uma análise prévia da sua situação junto de um médico dentista. Dessa forma, vai poder saber qual a solução mais ajustada a si e qual o preço exato do seu tratamento.
Na Dentya, pode obter um orçamento gratuitamente e sem compromisso. Para isso, basta fazer a marcação de uma consulta que inclui um raio-x aos seus dentes. Através do aconselhamento de um dos nossos dentistas vai poder esclarecer todas as dúvidas de forma a tomar uma decisão ponderada.