Alguma vez ouviu falar de odontofobia? Trata-se do medo e ansiedade de ser submetido a uma consulta ou tratamento no dentista.
Existem muitas pessoas com esta fobia. Os elevados graus de ansiedade antes das consultas leva-as a adiar recorrentemente as idas ao dentista, o que acaba por contribuir para o surgimento de mais doenças orais por falta de acompanhamento.
Se sente que o medo do dentista pode estar a prejudicar a sua saúde oral, então, está na altura de o enfrentar.
O que pode provocar a odontofobia?
Tal como outras fobias, a odontofobia pode ser provocada por experiências negativas, diretas ou indiretas. Alguns tratamentos odontológicos podem causar dor e, por vezes, uma situação aflitiva pode provocar a fobia de voltar ao dentista.
Também familiares e amigos podem ficar impressionados negativamente com algum relato destas experiências e desenvolver odontofobia.
Só as crianças têm medo de ir ao dentista?
Ao contrário do que se possa pensar, não são apenas as crianças que podem ter medo de ir ao dentista. As crianças impressionam-se com os ruídos dos equipamentos no consultório do médico dentista, no entanto, isto não é suficiente para provocar a fobia.
A odontofobia pode verificar-se tanto em adultos como em crianças, sem distinção de género.
Como ultrapassar o medo de ir ao dentista?
Assim como as demais fobias, a odontofobia pode ser superada através do recurso a algumas técnicas. Se, por exemplo, evita ir ao dentista porque lhe provoca ansiedade, sugerimos que:
- Visite o site da clínica dentária antes da visita para “conhecer” previamente o espaço, os dentistas e a restante equipa;
- Marque a sua consulta com um médico dentista recomendado por um familiar ou amigo;
- Ao marcar a consulta, alerte para o facto de ter fobia de ir ao dentista.
Se não consegue mesmo realizar uma consulta no dentista, sugerimos que procure apoio especializado para superar essa fobia. Pode aconselhar-se junto do seu médico de família.
Como prevenir o medo de ir ao dentista nas crianças?
Para que a ida ao dentista não se torne num drama, é importante transformar os cuidados de saúde oral em momentos divertidos para as crianças. Uma destartarização, ou o tratamento de uma cárie, podem deixar de ser simples tratamentos e passarem a “brincadeiras”.
Há alguns cuidados que pode ter para criar melhores condições para as consultas dos seus filhos:
- Não espere por uma urgência, ou um quadro de dor, para ir com o seu filho ao dentista pela primeira vez.
- Escolha um dentista especializado em odontopediatria, que vai ter o conhecimento específico para tornar a consulta divertida. Esta é uma especialidade que pode encontrar nas clínicas Dentya.
- Opte por marcar as consultas de manhã ou em horários em que o seu filho tenha tendência a estar mais tranquilo e bem disposto.
- Converse com a criança sobre a visita ao dentista, esclarecendo todas as dúvidas e entusiasmando-a.
- No caso de ter medo de ir ao dentista, evite transmiti-lo aos seus filhos.
Faça visitas periódicas ao seu dentista
Há quanto tempo não vai ao dentista? Nunca é demais lembrar que as consultas regulares de Medicina Dentária são muito importantes para garantir uma boa saúde oral. Mesmo que tenha algum receio, ou que sofra de odontofobia, não deixe que isso prejudique a saúde da sua boca.
Entre em contacto connosco para qualquer esclarecimento e aproveite para fazer o agendamento da sua próxima consulta.